[Tutorial] Como transformar CDs de PS1 para rodarem no PSP

quarta-feira, 13 de agosto de 2008



O que é necessário:
1) O Autopopstation4 , pack que vem com tudo que é necessário para a conversão.
2) Um CD de PSX ou ISO que não seja RIP !
3) Um PSP (é claro) com firmware 3.00 ou maior Open Edition com um Memory Stick com espaço suficiente ( 1GB ou mais é o ideal)

Tendo isso em mãos vamos começar !


1)Criando a ISO a partir do CD (não necessário se vc já tiver a iso, vá para o passo 2)

  • Execute o popstation
  • Caso vc não tenha ISOs no diretório será perguntado se vc quer criar uma a partir do CD... escolha esta opção
  • Será aberto o ISO Producer (já vem no pack) , se for a primeira vez ele terá que ser configurado... isso é bem fácil.
  • Se o ISO Producer não estiver configurado, clique em "Configure Plugin". Para o Windows 2000 e XP o mesmo deverá estar configurado assim:


  • Note que a letra do drive varia de acordo com o seu PC. O Read Mode também pode ser diferente... neste caso ponha um CD de PSX no drive e clique em "Try auto-detection"
  • Uma vez configurado o ISO Producer, clique em "Make ISO" e espere.
  • Quando acabar feche o programa... o Popstation irá passar para a próxima estapa.



2)Conversao para PSP
  • Criando o EBOOT, ícones e backgroud da ISO
  • Só servem ISOS no formato .ISO e .BIN padrões... nada de MDS,CCD, CUE,NRG,etc... caso vc tenha nesse formato vc pode emular um drive com o Alcohol 120% ou Daemon Tools e fazer a ISO dele com os passos acima.
  • Não é recomendada a conversão de jogos PAL ! Use sempre a versão NTSC se puder ou use um conversor de CDs de PS1 no desespero. A incompatibilidade destas versões é terrível...
  • O Autopopstation irá perguntar o nome da iso que você irá converter.. basta digitar o nme dela e apertar enter
  • Será perguntado em seguida o nome do jogo que irá ficar no menu XMB do PSP, ponha o nome do jogo ou o que vc achar melhor!
  • Logo em seguida será perguntado um pedaço do nome do jogo ou o nome todo... isto é para o programa procurar o numero de série do CD, sempre existem várias versões para um mesmo jogo, logo tenha certeza do release que vc tem.. o emulador diferencia os gamesaves pelo numero que vc fornecer.
  • Uma vez fornecido o nome o programa irá exibir os numeros dos possíveis candidatos, escolha o que mais bater com o seu CD. Uma fez feito isso copie o numero (junto com o "SLUS", "SLES",etc... ), escolha "n"para parar de exibir a lista
  • Dessa vez será perguntado o número mesmo, cole o número que vc copiou no passo acima.
  • Será perguntado o quanto você quer comprimir a ISO, obviamente quanto mais menos espaço vai ocupar, mas mais processamento será exigido do portátil para ler o jogo... e aí mais bateria vc gasta. Até o momento usei compressão 9 em todos sem problemas.
  • Todo jogo precisa de um arquivo "DOCUMENT.DAT"que é o manual do jogo... num futuro tutorial eu explico como criar essa bagaça. O postation irá perguntar que programa vc quer usar para criar esse arquivo... eu sempre escolho o PSP DockMaker GUI.
  • Escolhido o programa ele irá perguntar se vc confirma todas as opções escolhidas ao longo do processo. Escolha "Y"para prosseguir.
  • Primeiro será aberto o PSP DocMaker GUI. Mande ele adicionar um arquivo TXT qualquer, escolha CREATE.
  • O Autopopstation sempre coloca ícones e plano de fundo para o XMB quando nenhum é fornecido... eu pessoalmente acho-os muito toscos... e caso vc tenha uma porção de isos guardadas no PSP vai ser um saco saber qual é qual... por isso vamos ver como fazer ícones e planos de fundo customizados...
  • As imagens utilizadas devem estar na mesma pasta que a iso e serão APAGADAS no final do processo, então faça um backup delas.Elas são ICON0.PNG , PIC0.PNG e PIC1.PNG. Todas elas DEVEM ser PNG. Use o Photoshop ou Gimp para criá-las.
  • ICON0.PNG é o ícone que vai aparecer no menu de Games do XMB , normalmente eu pego o Título do jogo do cover . O tamanho deve ser 140x80 pixels. Para fo firmware 3.80 m33 o tamanho é 80x80.
  • PIC0.PNG é uma imagem com alguma descrição ou informativo do jogo, nem sempre é necessária... na dúvida ou preguiça crie um PNG transparente. O Tamanho deve ser 310x180 pixels.
  • PIC1.PNG é a imagem que ficade fundo quando vc passa o seletor de jogos do XMB em cima do ícone. A capa do jogo é uma boa pedida.O tamanho deve ser 412x272 pixels.

Vejam um exemplo de como fica mais ou menos:


  • Feche o PSP DocMaker GUI após ter criado o Document.DAT e colocado as imagens de fundo e ícones na pasta da iso. O programa irá converter para EBOOT (jogo de PSP) , o processo pode demorar um pouco dependendo da iso, da compressão e do seu PC.Tenha paciência...


3) Passando o jogo para o PSP
  • Após terminar o processo ele exibe a mensagem "Press any key to continue", ao pressionar será exibida a pasta com todos os arquivos já preparados .Copie esta pasta.
  • Plugue seu PSP no PC pelo cabo USB.
  • Copie a pasta inteira para a pasta E:\PSP\GAME\ ( considerando E:\ a letra do drive do seu memory stick ). Ex: se eu usei a iso "xeno.iso" deverá ter uma pasta chamada "xeno.iso" na pasta citada acima com os arquivos DOCUMENT.DAT e EBOOT.PBP.
  • Desplugue o PSP. Vá no menu Games e bom proveito ! Se vc fez tudo certo o jogo estará lá.

Testei os seguintes jogos:
- RockMan X4 (NTSC-JP)
- Megaman 8 (NTSC-JP)
- Castlevania SOTN (NTSC-USA)
- Xenogears (NTSC-USA)
- Star Wars:Dark Forces (NTSC-Spanish)
- Chrono Cross (NTSC-USA)

Todos funcionam perfeitamente sem lags. Dizem que Chrono Cross dá problemas na hora de trocar o nme de algum personagem, mas até onde eu joguei está OK. Alguns jogos de mais de um CD que pedem a troca do mesmo são ainda uma dor de cabeça já que isso não foi implementado... FF7 permite que vc salve antes e aí basta gerar o EBOOT como mesmo numero de série a partir do CD2... outros como Xenogears que fazem isso sem salvar requerem o uso do plugin CWCHEAT 1.7 para poder fazer um "savestate" da memória do PSP...


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